
Máquina de alinhamento de direção
Muito se fala em máquina de alinhamento de direção, as tecnologias mais utilizadas e, claro, as melhores marcas do mercado. Mas precisamos estar atentos aos procedimentos corretos quanto a alinhar um veículo.
Quando pensamos e máquina de alinhamento de direção, logo nos lembramos das rodas dianteiras que, muitas vezes, é o único motivo de nossa preocupação. Ignoramos o eixo traseiro, até porque na maioria dos veículos atuais, não está previsto nenhum ajuste neste eixo. Mas será que este pensamento está correto?
De forma alguma!!
O eixo traseiro é parte integrante da suspensão e não menos importante que o eixo dianteiro. Na verdade o eixo traseiro é quem define a trajetória de um veículo, portanto em hipótese alguma deve ser ignorado. Mesmo que não esteja previsto nenhum tipo de ajuste dos ângulos, devemos analisar se estão dentro da prescrição do fabricante. Durante o percurso, um impacto mais forte pode tirar alguns ângulos de sua tolerância, e será perda de tempo alinhar um veículo analisando apenas as rodas dianteiras. Em outras palavras podemos dizer que o eixo dianteiro, com um fantástico mecanismo de direção, só é utilizado para corrigir a trajetória. O correto alinhamento é ter em harmonia as quatro rodas, quando retas para frente e em curvas, e isso só será possível com o alinhamento de todas elas.
Clique nas imagens para ampliar
Tenha cuido ao instalar sua máquina de alinhamento de direção. É necessário ter uma área muito bem nivelada e destinada para este fim. Quer seja em valeta, rampa pneumática, elevador de quatro colunas ou elevador pantográfico, é imprescindível garantir o nivelamento da área. Alinhar o veículo em uma área desnivelada entre o eixo dianteiro e traseiro altera o ângulo de caster. E, em uma área desnivelada entre o lado esquerdo e direito, altera não só o ângulo de câmber, mas também o ângulo de convergência. Alguns veículos possuem tolerâncias tão estreitas, que estas variações já estão fora dos limites admissíveis, como é o caso de veículos de procedência alemã por exemplo. Para estes veículos, o desnível máximo permitido entre as rodas esquerda e direita é de 0,5mm e entre os eixos traseiro e dianteiro, a tolerância é de apenas 1,0mm.
Isso torna claro que uma máquina de alinhamento de direção com tecnologia óptica, como os alinhadores de painel à laser já não conseguem efetuar o alinhamento de um veículo de concepção muito avançada. Logo, o uso de uma maquina de alinhamento de direção com tecnologias 3D (comparação de imagens tridimensionais) e CCD (infravermelho computadorizado) é uma realidade irreversível.
Além disso, o sistema utilizado em qualquer máquina de alinhamento de direção KMC contempla o passo a passo correto para efetuar o procedimento de alinhamento, evitando leituras incorretas. O mesmo não se pode falar a respeito dos antigos alinhadores a laser que são analógicos e toda responsabilidade recai sobre o técnico responsável por alinhar o veículo.
A KMC desenvolve e fabrica máquina de alinhamento de direção a mais de 20 anos, com tecnologia e mão de obra 100% nacionais. Nossa linha de alinhadores computadorizados conta com a tecnologia CCD iRed e WLAN 2.4 GHz, enquanto nossa linha de alinhadores 3D possui tecnologia de medição com câmeras digitais de alta resolução e comparação de imagens tridimensionais e os alvos refletivos não utilizam cabos, baterias ou sensores eletrônicos. De operação leve, simples e rápida, a produtividade é surpreendente: a medição de todos os ângulos leva aproximadamente 3 minutos! Com a tecnologia de Alinhamento 3D KMC, apresentamos um equipamento praticamente isento de manutenções e calibrações periódicas.
Invista você também no melhor para o seu negócio e conte com quem mais entende das necessidades da indústria automotiva.
Para saber mais sobre Máquina de alinhamento de direção
Ligue para 11 5666-5766 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!